Como vivemos


O nosso carisma se desenvolve de maneira dinâmica entre três aspectos fundamentais entre si. A vida de oração e de contemplação, a comunidade fraterna e a obra missionária.

Os nossos fiéis estão divididos em três grupos: o clero, os monges e os irmãos leigos.

O clero representado pela hierarquia da Igreja corresponde aos três graus da ordem maior: Bispo, Presbítero (padre) e Diácono; mais um representante da ordem menor: o Subdiácono.

O clero, à exceção dos monges, podem casar, ter filhos e formar família igual que qualquer outro fiel.

Os monges são celibatários, ou seja, não podem casar, porém os monges podem ascender à hierarquia da Igreja, sendo que o bispo, obrigatoriamente deve ser um monge.

Admitimos também monjas, mas estas não fazem parte da hierarquia da igreja e nem ascendem aos graus de ordem. Elas são mulheres que desejam a vida consagrada à Deus à exemplo das santas mulheres, como a viúva e profetisa Ana (Lc 2, 36-38), a Virgem Maria, mãe de Nosso Senhor e as virgens consagradas que viveram nos primeiros séculos do cristianismo.

Os fiéis leigos são todos os demais membros da Igreja admitidos na Fraternidade, sejam elas pessoas solteiras ou casadas e de qualquer idade sem distinção, que não fazem parte da hierarquia da igreja.

Todos de acordo com as responsabilidades devidas ao estado próprio de vida de cada um devem procurar vivenciar a própria vocação batismal obedecendo aos três aspectos fundamentais do nosso carisma, colaborando obedientemente, com o bispo, com a Igreja e com o projeto divino de apresentar aos seres humanos a boa nova do Reino de Deus e a sua justiça, para que seja aumentado o número dos eleitos.